7 fatos sobre inovação que seu chefe vai gostar de descobrir

A empresa que você trabalha, seu chefe e você estão preparados para os próximos 5 anos?

Você já refletiu dessa maneira? Com a correria do dia-a-dia para cumprir prazos e entregar resultados não paramos para pensar no amanhã, é ai que entra a cultura da INOVAÇÃO. Esse processo é extremamente útil e indispensável para estar sempre a frente.

Listamos 7 fatos importantíssimos sobre inovação, que empresas preocupadas com seu futuro devem começar a seguir já, confira:

 

  1. Afinal, o que é inovação?

    O conceito de inovação é bastante amplo, acreditamos que inovação é transformação, geração de ideias, quebrar padrões e enfim resolver problemas ou se antecipar a eles.             

  1. Por que inovar?

    Segundo Vijay Govindarajan, quem não se atualiza não tem estratégia, porque estratégia significa liderar no futuro. Assim, qualquer empresa que deseja se destacar, deve estar preocupada em estimular internamente entre seus colaboradores a criação de novas ideias.

  1. Criatividade é necessária! 

    Thompson define desta forma: Criatividade é a capacidade de olhar os mesmos fatos que todos, mas visualizando algo distinto neles. Para desenvolver o pensamento criativo de seus colaboradores, primeiro é preciso aprender a desaprender, liberar-se dos antigos hábitos, questionar, descobrir.

  1. Possibilidades inovadoras

    Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovações de produto ou serviços são conhecidas como inovações tecnológicas. Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novas maneiras de atendimento, novos processos e métodos organizacionais. Ou, até mesmo, novos fornecedores.

  1. Como fazer? 

    É necessário que as empresas definam os colaboradores chaves para esse processo. Estas pessoas podem ser definidas através de sua função, expertise e visão criativa. Deve-se manter canais de comunicação abertos para que todos possam participar e cocriar obtendo a máxima eficiência na gestão de ideias.

  1. O desenvolvimento

Personas definidas agora mãos à obra!

O processo é dividido em 03 etapas:

– Reconhecimento das ideias: é necessário que os colaboradores fiquem engajados em contribuir com sugestões de novos processos.

– Avaliação das ideias: apenas as ideias viáveis devem avançar para a implementação.

– Acompanhamento: Inovação definida, agora é hora de acompanhar. Faça um diagnóstico detalhado para avaliar se você alcançou seus objetivos e o que precisa ser feito em seguida.

 

  1. Inovar, porque sim!

Tendências, tecnologias, comportamento, economia, enfim todos esses fatores estão em constantes transformações. Os consumidores também, as pessoas querem ser diferentes, querem comprar produtos e serviços que tornem suas vidas mais práticas e eficientes. Hoje mais do que nunca, com os acessos e recursos digitais, pesquisas e comparações, as pessoas se comunicam com rapidez e intensamente.

As empresas precisam acompanhar essa mudança, as organizações necessitam de processos otimizados para superar as expectativas de seus consumidores.

 

E aí, a empresa que você trabalha, seu chefe e você estão preparados para os próximos 5 anos?

 


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