EMPRESA + REDE SOCIAL = MARKETING DIGITAL.
CERTO? ERRADO!
Se você ainda acredita que só por ter uma página em alguma rede social está praticando o marketing digital você precisa ler esse posts sobre o que é marketing digital.

 

É muito comum encontrar clientes, empresas e até mesmo profissionais da área de marketing que acreditam que apenas por fazer alguns posts em uma rede social estão praticando marketing digital. Porém, muito além de uma página nas mídias sociais, o marketing digital precisa um objetivo, estratégia e plano de ação. Mais ainda, antes de tudo é preciso entender o que é marketing digital.

Preparamos esse artigo para ajudar você a entender esse bicho que, apesar de parecer complicado, não é de 7 cabeças. Confira abaixo diversas informações importantes que te ajudarão a se aventurar no marketing digital com muito mais sucesso.

 

PRAZER, MARKETING DIGITAL!

O marketing digital é um conjunto de estratégias e ações que utilizam como base os recursos digitais, buscando, como no marketing tradicional, uma troca de benefícios: enquanto empresas vendem seus produtos/serviços, os consumidores satisfazem seus desejos e necessidades.

 

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PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Já listamos alguns dos principais benefícios do marketing digital aqui, mas, caso você ainda não esteja convencido, segue uma lista de todas as vantagens proporcionadas a quem se dedica a desenvolver uma estratégia bem executada no mundo online:

 

– Abrangência e segmentação: se para anunciar sua empresa no mundo offline é necessário investir uma quantia consideravelmente alta para estar nos diversos meios de comunicação (TV, jornal, rádio, revista) e em diferentes locais geográficos, na internet a história é outra. Aqui é bem mais fácil de chegar a pessoas de qualquer lugar do mundo. Ou seja, se antes você precisava limitar seu público geograficamente, o que acabava limitando também seu faturamento, no mundo digital você pode falar e até vender para uma parcela muito, mas muito, maior. Além disso, é possível definir a abrangência de uma campanha geograficamente e até através do perfil do cliente.

 

– CPM (o famoso Custo por Mil): na hora de calcular o valor investido a cada mil pessoas impactadas, o marketing digital mostra mais um benefício: o valor é muito mais agradável se comparado com o das mídias convencionais.

 

– Mensuração: as ferramentas online são capazes de nos mostrar relatórios precisos sobre número de cliques, acessos, taxa de abertura de e-mails, etc. Isso ajuda muito na hora de avaliar a campanha e adequar as ações de maiores resultados.

 

– Captura de leads: nas ações online é possível coletar dados das pessoas interessadas no nosso produto/ serviço, o que nos permite trabalhar uma comunicação específica, entregando o que a pessoa precisa para que no final do processo seu interesse se converta em venda.

 

– Controle de verba: nos anúncios online (como no Google Adwords, Facebook Ads) é possível investir uma verba de acordo com a necessidade, potencial de investimento e objetivo a ser alcançado, ao contrário de outras mídias que possuem um valor de tabela.

 

– Exibir exatamente o que as pessoas querem ver: algumas ferramentas como o Google Trends e até mesmo o Planejador de Palavras-Chave do Adwords nos permitem acompanhar os assuntos mais buscados dentro de um determinado tema e a quantidade de buscas mensais de cada palavra, assim podemos pesquisar o que o público deseja ver e como ele busca isso na internet antes mesmo de criar uma campanha.

 

– Ser encontrado facilmente: você já sabe que o mundo mudou e com ele a forma com que as pessoas compram. Usar marketing digital significa aumentar as chances de ser encontrado toda vez que o seu público fizer uma busca pelo seu serviço/produto. E acredite, atualmente essa é uma das primeiras ações realizadas ao se pensar em adquirir ou contratar algo.

 

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FERRAMENTAS

Viu só quantos benefícios?

Se você leu esse post até aqui e se convenceu de que vale a pena apostar no marketing digital, então é hora de conhecer todos os recursos digitais disponíveis para criar uma estratégia de sucesso.

 

SEO: em português: engenharia de busca otimizada. Estratégias usadas para otimizar seu site no aparecimento nos resultados de sites de buscas.

 

EMAIL MARKETING: email enviado para uma base de contatos (que aceitaram a receber o seu conteúdo).

 

PRESENÇA EM REDES SOCIAIS: possuir um perfil ou página (depende da rede social) para a sua empresa, que seja ativa e engaje o público.

 

ANÚNCIOS EM REDES SOCIAIS: anúncios feitos nas redes sociais para conquistar mais seguidores e fãs, divulgar um produto ou serviço, etc.

 

LANDING PAGES: são páginas específicas criadas para capturar dados do visitante. Geralmente são usadas para oferecer algo em troca dos dados, como por exemplo, um ebook que para a pessoa baixar ela precisa informar seu e-mail e telefone.

 

GOOGLE ADWORDS: anúncios na rede de busca mais usada no planeta, que faz com que seu site apareça nas primeiras posições nas buscas dos usuários.

 

ANÚNCIOS DE DISPLAYS: os famosos banners, anúncios em sites diversos como portais de notícias.

 

PUBLIEDITORIAIS: a famosa matéria patrocinada, divulgação de uma matéria que tem por objetivo apresentar um produto ou serviço.

 

CONTEÚDO: textos, tutoriais, imagens, vídeos, podcasts, ebooks, etc. Conteúdo é aquilo que o seu público consumirá no seu site, redes sociais, landing pages e-mails marketing. Basicamente, a qualidade do conteúdo é um dos fatores imprescindíveis para um bom marketing digital.

 

MARKETING DIGITAL: A PRÁTICA DE SUCESSO

Depois de ler todos os benefícios e ferramentas do marketing digital você deve ter se convencido de que, de fato, marketing digital é mais do que o uso de uma rede social, ou de disparo de e-mail marketing.

Como já dissemos lá em cima, o marketing digital é um conjunto de estratégias e ações que utilizam as diversas ferramentas digitais. Devido à grande quantidade de recursos, as possibilidades são imensas e servem tanto para multinacionais como para empresas de apenas um funcionário.

O sucesso do seu marketing digital será definido através de uma boa estratégia, que vá de encontro com um objetivo bem claro, ações associando duas, três ou mais ferramentas que o mundo digital tem a oferecer, e, é claro, informação constante sobre o assunto para realizar um bom trabalho.

 

Quer saber mais sobre marketing digital, comunicação e internet? Continue de olho no nosso blog.

 


4 comentários em “O que é marketing digital?”

  • Paulo Santiago

    19 de dezembro de 2015 às 17:05

    Olá, Gostei do artigo. Aguardo mais dicas como esta. Para eu que estou começando, estas dicas são muito importantes.

  • Paulo Santiago

    28 de dezembro de 2015 às 03:57

    Gostei muito da abordagem deste assunto.

  • Dan Rocha

    17 de novembro de 2016 às 23:42

    Boa noite!

    Eu estou escrevendo apenas para parabenizar o conteúdo do seu blog, parabéns.

  • felipe

    22 de fevereiro de 2017 às 03:23

    Vi seu site, ele é mesmo muito interessante.Parabéns pelo trabalho de vocês é realmente muito bacana.

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