Marketing de Conteúdo: o que isso tem a ver com as vendas da sua empresa?

Atenção, interesse, desejo e ação!

Essas quatro palavrinhas, bem comum às pessoas da área de marketing e comunicação, descrevem o processo de atração de clientes e vendas através da comunicação, despertando a atenção do público para a mensagem comunicada, gerando nele um interesse e desejo tão grande pelo que está sendo anunciado que o leve à ação esperada como, por exemplo, adquirir um produto ou contratar um serviço.

Esse processo sempre foi muito utilizado como estratégia de empresas, desde as pequenas até as multinacionais, como garantia de conquistar ótimos resultados, e, ainda hoje é uma fórmula muito eficaz, desde que respeitado um fator importante: o tempo.

Sim, o tempo.

As constantes evoluções (tecnológicas ou não) que estamos vivendo tem mudado os comportamentos, criado novos hábitos e alterado também o processo de compra e venda. Assim nós consumidores criamos novas formas de compra e, consequentemente, novas formas de divulgar e vender precisam ser desenvolvidas. Bingo! É aqui que entra esse conceito que tanto temos ouvido: o marketing de conteúdo.

 

Antes de tudo, informação!

 

Não precisamos ir muito longe para entender a base do marketing de conteúdo. Pense em você mesmo: qual é a primeira coisa que você faz quando pensa em comprar algum produto ou contratar um serviço? Muito provavelmente você respondeu que pesquisa sobre isso no Google. Pois é, e não é só você. Ao contrário de antigamente, que quando uma propaganda nos despertava o desejo o único meio de testar o produto era ir até uma loja física e comprá-lo, hoje temos a possibilidade de dar um clique e encontrar blogs comparando produtos de uma mesma categoria, sites com reclamações sobre empresas, informações sobre preço e qualidade dos produtos, dicas de como usar e etc.

Ou seja, depois que o público desperta a ATENÇÃO para um produto/serviço o real INTERESSE (ou a falta dele) se forma com base nos resultados da pesquisa feita. Quanto mais informação de qualidade encontrar, maior a probabilidade de o interesse resultar em DESEJO e AÇÃO.

O marketing de conteúdo nada mais é que aquele vendedor de antigamente, que estava preparado para mostrar todas as características do produto e fazer discursos maravilhosos de como a aquisição faria sua vida melhor. É aquele parente ou amigo que comprou um produto e teve uma experiência maravilhosa e por isso saiu falando bem para todo mundo. É a informação, ao alcance do clique, que fará o seu cliente se interessar ou não pela sua empresa, produto ou serviço. Ou, em resumo, é a boa informação que gera vendas. Não é isso que todos buscamos hoje em dia?

E aí, pronto para usar a informação a seu favor?


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