Crise: cortar ou investir em marketing?

Já deixo claro, esqueça a primeira opção “CORTAR”.

Estamos enfrentando mais uma crise no nosso país, e isso não é novidade para ninguém. Ultimamente o que se ouve de todos é “as vendas caíram” ou “precisamos de rever alguns investimentos” ou “estamos fazendo alguns cortes na empresa”. Essa última em específico, quando a empresa realmente precisa de fazer esses cortes, adivinha qual é um dos primeiros investimentos a serem cortados ou diminuídos? MARKETING.

Sabendo desse problema, apresentamos abaixo 05 soluções para investir em marketing nesse período delicado e contornar a crise.

 

Solução número 1 – Tenha um site e um blog

Já falamos aqui no blog inúmeras vezes sobre a importância de ter a presença digital nos dias de hoje. O site é considerado o cartão de visita de uma empresa, existem várias opções de site (Listamos as principais delas aqui, vamos reler?) você deve escolher qual representa melhor seu negócio.

Você deve estar pensando: OK, um site tudo bem, mas por que eu devo ter um blog?

Primeiro vamos falar rapidamente o que é um blog. Blog é uma página online com publicações de conteúdo de um determinado assunto, sejam eles, textos, imagens, vídeos, etc.

Agora o que um blog tem a ver com seu negócio? A resposta é simples. A internet está mudando o comportamento das pessoas, hoje em dia todos tem acesso a tudo muito rápido, o blog é mais um canal de comunicação entre seu negócio e seus clientes. Já pensou na experiência do usuário ao buscar seu negócio, encontrar não só um site com um layout bacana, mas também um blog com vários conteúdos do seu interesse?!

Já falamos aqui, em como criar um blog gratuito, vale a pena reler!

 

Solução número 2 – Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia bem eficaz, é uma maneira de engajar com seus clientes e futuros clientes, levando a eles conteúdos valiosos. Esses conteúdos podem ser escritos por um profissional de dentro da empresa, que tenha expertise do assunto e uma boa escrita, ou por empresas especializadas em geração de conteúdo.

Segundo a Rock Content, as formas mais comuns de marketing de conteúdo são:

79% Post em blogs

74% Mídias Sociais

65% Materiais Ricos (ebook, manual, vídeo, planilhas e tabelas, entre outros.)

 

Solução número 3 – Presença nas Redes Sociais

Segundo pesquisas, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo acessam as redes sociais e o brasileiro é um dos que mais acessam. A Nielsen, provedora global de informações e insights sobre consumidores, mostra que 68% dos usuários de redes sociais tem o desejo de dar opiniões sobre produtos e serviços.

As principais vantagens de usar e abusar das redes sociais são:

– Você consegue mensurar quantas pessoas estão interessadas no seu produto ou serviço, como eles enxergam sua marca.

– Criar um relacionamento direto e interagir com seu cliente. Pode funcionar como uma central de atendimento.

– Engajar sua marca, construir uma boa reputação. Com assuntos pertinentes e de interesse do seu público.

 

Solução número 4 – Anúncios no Google

É certeza que você já utilizou o Google para pesquisar sobre um produto ou serviço, o poderoso Google divulgou em 2013 que mais de 3 bilhões de buscas são feitas no tal motor de pesquisas; 15% delas (ou cerca de 450 milhões) consistem em combinações entre palavras inéditas. Sim foi isso mesmo que você leu!

O famoso link patrocinado do Google é uma maneira viável de aumentar o tráfego do seu site e vendas pela internet, com total controle dos custos e o retorno totalmente mensurável. É possível criar várias campanhas para seu site e/ou blog, baseado nas escolhas de palavras-chaves, segmentação geográfica, agilidade e alcance imediato.

Modéstia à parte, a WDesign possui 03 profissionais certificados pelo Google AdWords.

 

Solução número 5 – Inbound de marketing

Essa ação vem ganhando cada vez mais espaço, é bem provável que mesmo sem saber você já está inserido dentro de alguma ação de inbound de marketing.

Mas afinal o que é? É muito difícil definir o que é inboud de marketing resumidamente.

São ações feitas através de marketing digital, pode-se dizer que é uma junção de todas as soluções apresentadas acima. Segundo a Hubspot, (basicamente a “criadora” do conceito de Inbound):

“Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.”

 O princípio do Inbound é captar leads (lead é alguém que tem interesse no seu serviço e/ou produto), trabalhar com esse lead através de conteúdo / relacionamento, até que esse lead se transforme em um lead cliente.

Existe um processo para desenvolver a estratégia de conteúdo, do início até o final, no caso a venda do seu produto ou serviço. Basicamente é:

Crise: cortar ou investir em marketing

Com Inbound de Marketing, por ser digital, é possível mensurar resultados, identificar quem realmente está interessado no seu negócio, produto ou serviço. Quem é seu público-alvo e quais são seus interesses.

Acreditamos que em um futuro breve, essa nova forma de comunicação se tornará imprescindível. Pois a maneira de se relacionar e de se comportar das pessoas está em constante transformação, falar diretamente com o cliente e atrair as pessoas certas para seu negócio, na hora certa e com o produto e/ou serviço certo será a sacada da vez.

 

Vamos falar mais sobre isso? Entre em contato conosco, vamos dar um up grade no seu negócio.

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